ACE Culture

15-10-2021

O projeto sustenta-se na ideia de que os cidadãos não devem apenas participar nas atividades culturais, mas também na gestão e curadoria da cultura e do património cultural. O Projeto ACE Culture tem como objetivo aumentar e desenvolver as competências de educadores e outros profissionais (arquivistas, artistas, técnicos de museus e património) que apoiam a educação de adultos em ambientes de aprendizagem comunitária e estejam interessados em adquirir novas competências para promover iniciativas inclusivas na sua comunidade (nível 3-6 do Quadro Europeu de Qualificações).

No âmbito do projeto também será desenvolvido um portal online com o intuito de valorizar o património cultural local dos diversos países envolvidos no projeto. O portal terá uma série de aplicações, programas e recursos de aprendizagem, concebidos com duas finalidades: promover a inclusão e desenvolver competências. Os cidadãos terão formação para se tornarem Mediadores Culturais na sua própria comunidade, com o objetivo de reconhecer, explorar, documentar e mostrar os bens culturais e artísticos locais.

Grupos alvo

Membros do público em geral e outros beneficiários interessados em envolver-se na área das Artes e Cultura;

Profissionais que trabalham em serviços da comunidade e em contacto direto com o público, sejam arqueólogos, profissionais de património, museus e bibliotecas;

Educadores e formadores de adultos que trabalham diretamente com os profissionais de serviços comunitários;

Profissionais que trabalham em planeamento urbano;

Arquitetos, decisores políticos e locais, funcionários de estruturas da administração local.

 O projeto é financiado pelo programa Erasmus+