Entre Tempos
A origem do projeto
Este projeto deriva do projeto RENOVAR (2007-2019) que procurava, de forma pontual, combater o isolamento e a progressiva perda de autonomia da população mais idosa da malha urbana de Portalegre, através de atividades de animação social.
Procuramos agora, ir mais longe e afirmar estas práticas através da consolidação das estratégias de intervenção já utilizadas integrando-as num modelo contínuo de intervenção mais amplo, multi e pluridisciplinar. A este novo modelo de intervenção demos o nome de «Entre Tempos», precisamente porque acreditamos ser necessário uma reflexão ao longo da vida da necessidade da qualidade de vida em todas as suas fases.
Implicámos, nas diferentes fases deste novo programa, os mentores, técnicos, utentes e parceiros em ações que os permitam interligar as diferentes noções de tempo empregadas pelos gregos na antiguidade clássica: o tempo medido (com um fim e um início); o tempo da oportunidade (refletido na necessidade de viver "coisas boas") e o tempo indefinido, sem medida, que se reflete na capacidade que temos para nos individualizarmos mas com a perfeita noção de que fazemos parte de um todo maior do que nós.
Desta forma, o objetivo geral do projeto «Entre Tempos» é o de contribuir para um envelhecimento ativo na comunidade que estimule a autonomia, a participação social e o bem-estar da população idosa do concelho de Portalegre.
Implementação do projeto Entre Tempos
Metodologicamente implicação/envolvimento dos mais velhos rima com solidão/isolamento, em que os primeiros pretendem ser os antídotos para os segundos. Subjacente está também a ideia de que a animação, a mediação e a formação, de que se pretende refazer e prosseguir o projeto, coloca os mais velhos na posição de sujeitos. Isto é, pressupondo que têm muito mais para dar do que para receber, sobretudo se tivermos em conta a sua larga experiência de vida, os seus saberes e as suas competências. Aposta-se na sua postura de fazer aprender e aprender com outros, constante das suas vidas, mais do que na sua condição de apenas aprendentes ou de simples ouvintes. Assim, a animação não equivale a mera ocupação ou mais redutoramente entretenimento, mas participação social útil de recorte educativo e formativo. Para si próprios, mas igualmente para as crianças que o projeto, igualmente, tenciona envolver.
O projeto obteve financiamento em 2019, pela Fundação Calouste Gulbenkian, o qual se mantém até novembro de 2022.
"O tempo é de todos e está implícito em todas as fases do ciclo de vida!"
O programa do Entre Tempos, está desenhado em 6 segmentos:
Entre Teclas e Ecrãs: ações de formação na área
das tecnologias de informação;
Entre Tradições: recolha de tradições e saberes-fazeres entre os idosos, a ser feita pelos alunos dos ensinos básico e secundário;
Entre Hortas: visitas comentadas, destinadas a um público geral, dinamizadas pelos idosos nas suas hortas e/ou quintas;
Entre Natura: atividades de Educação Ambiental e de reconhecimento do património natural da Serra de São Mamede;
Entre Museus e Património: atividades de mediação cultural nos espaços patrimoniais e museus;
Entre Vizinhos: Atividades de acompanhamento à distância, com a criação de rede de apoio, através de contatos telefónicos e online (videochamadas individuais e de grupo), devido à pandemia.
Parcerias
A Cooperativa Operária Portalegrense conta já com uma rede efetiva de parcerias locais que envolve nas suas diferentes atividades. Para o desenvolvimento do projeto «Entre Tempos» estabeleceu as seguintes parcerias:
Câmara Municipal de Portalegre
União de Freguesias da Sé e São Lourenço
União de Freguesias do Reguengo e São Julião
Instituto Politécnico de Portalegre
Parque Natural da Serra de São Mamede
Cuidar da Casa Comum - Foco São Mamede
Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian