QUEM SOMOS
A história da Cooperativa
A Cooperativa Operária Portalegrense foi fundada em 1898 por 41 trabalhadores da Fábrica Robinson, uma corticeira implantada no coração da cidade.
A necessidade da sua criação surgiu devido à falta de pão e ao seu preço elevado, ciclicamente sentidos e minimizados pelo contrabando a partir de Espanha. Rapidamente, a Cooperativa expandiu e diversificou a sua atividade ocupando lugar de primeiro plano na atividade comercial citadina que culminou, em 1905, com a inauguração de um grande edifício próprio para sua sede, onde se mantém até hoje, e que ocupa todo o quarteirão da rua com o seu nome.
Ao longo da sua existência, a Cooperativa Operária Portalegrense passou por momentos bons e também por períodos de alguma dificuldade, mas soube sempre afirmar-se como baluarte do associativismo operário e popular. No salão da cooperativa ocorreram as primeiras reuniões de associações de classe da cidade de Portalegre, onde se afinaram estratégias e se organizaram ações de solidariedade.
A loja da cooperativa, durante décadas foi o maior "estabelecimento comercial" da cidade e funcionou como fonte do financiamento que era necessário às atividades que desenvolviam.
Em 1912 surge a escola para os filhos dos operários da cidade.



Momentos marcantes ...
Durante o Estado Novo, com o encerramento de muitas organizações operárias e sindicais, a Cooperativa foi "casa-abrigo" dos que pugnavam pela defesa das condições mínimas de trabalho e de vida assumindo-se como organização operária no concelho que mantinha viva a cultura operária da cidade.
A loja da cooperativa comercializava todos os bens de primeira necessidade, alimentos e bens de uso familiar. Através da loja, garantiam-se os recursos financeiros para as diferentes ações de apoio, assumia-se como braço solidário estendido às famílias que não tinham como pagar, a pronto, os bens de que necessitavam. Nos anos 80, a loja começou a entrar em declínio de receitas, devido ao surgimento das grandes superfícies comerciais.
Nos nossos dias...
Em 2015, houve a necessidade de reerguer a Cooperativa e o seu edificado, levando à constituição de uma nova direção, com o intuito de devolver à cidade Portalegre um legado assente na cooperação e solidariedade social.
Atualmente, e conforme consta dos Estatutos, a Cooperativa Operária Portalegrense é uma entidade, do ramo cooperativo da Solidariedade Social, Educação e Cultura, e que tem como objetivos planear, promover e executar ações de dinamização associativa, ação e inovação social, de formação, de desporto e de ocupação de tempos livres.
NOSSA EQUIPA
O sucesso da Cooperativa Operária Portalegrense deve-se ao trabalho de equipa. Conheça quem com experiência, paixão e proximidade, trabalha todos os dias para o bem-estar da comunidade!

Alexandra Ribeiro Janeiro
Presidente de Direção e Animadora sociocultural e gerontóloga

Diogo Serra
Vice-Presidente da Direção

Luísa Carvalho
Vogal da Direção

Célia Tavares
Vice presidente do Conselho Fiscal

Raquel Silva
Gestora de projetos

Ana Fartouce
Assistente social

Vera Teixeira
Técnica administrativa