QUEM SOMOS

A história da Cooperativa

A Cooperativa Operária Portalegrense foi fundada em 1898 por 41 trabalhadores da Fábrica Robinson, uma corticeira implantada no coração da cidade.

A necessidade da sua criação surgiu devido à falta de pão e ao seu preço elevado, ciclicamente sentidos e minimizados pelo contrabando a partir de Espanha. Rapidamente, a Cooperativa expandiu e diversificou a sua atividade ocupando lugar de primeiro plano na atividade comercial citadina que culminou, em 1905, com a inauguração de um grande edifício próprio para sua sede, onde se mantém até hoje, e que ocupa todo o quarteirão da rua com o seu nome.

Ao longo da sua existência, a Cooperativa Operária Portalegrense passou por momentos bons e também por períodos de alguma dificuldade, mas soube sempre afirmar-se como baluarte do associativismo operário e popular. No salão da cooperativa ocorreram as primeiras reuniões de associações de classe da cidade de Portalegre, onde se afinaram estratégias e se organizaram ações de solidariedade.

A loja da cooperativa, durante décadas foi o maior "estabelecimento comercial" da cidade e funcionou como fonte do financiamento que era necessário às atividades que desenvolviam.

Em 1912 surge a escola para os filhos dos operários da cidade.

Gravura da fachada da Cooperativa (imagem cedida por largo dos correios)
Gravura da fachada da Cooperativa (imagem cedida por largo dos correios)
Edifício da Cooperativa (cedida pelo Largo dos correios)
Edifício da Cooperativa (cedida pelo Largo dos correios)
Antiga loja da Cooperativa Operária Portalegrense
Antiga loja da Cooperativa Operária Portalegrense


Momentos marcantes ...

Durante o Estado Novo, com o encerramento de muitas organizações operárias e sindicais, a Cooperativa foi "casa-abrigo" dos que pugnavam pela defesa das condições mínimas de trabalho e de vida assumindo-se como organização operária no concelho que mantinha viva a cultura operária da cidade.

A loja da cooperativa comercializava todos os bens de primeira necessidade, alimentos e bens de uso familiar. Através da loja, garantiam-se os recursos financeiros para as diferentes ações de apoio, assumia-se como braço solidário estendido às famílias que não tinham como pagar, a pronto, os bens de que necessitavam. Nos anos 80, a loja começou a entrar em declínio de receitas, devido ao surgimento das grandes superfícies comerciais.

 


Nos nossos dias...

Em 2015, houve a necessidade de reerguer a Cooperativa e o seu edificado, levando à constituição de uma nova direção, com o intuito de devolver à cidade Portalegre um legado assente na cooperação e solidariedade social.

Atualmente, e conforme consta dos Estatutos, a Cooperativa Operária Portalegrense é uma entidade, do ramo cooperativo da Solidariedade Social, Educação e Cultura, e que tem como objetivos planear, promover e executar ações de dinamização associativa, ação e inovação social, de formação, de desporto e de ocupação de tempos livres.





NOSSA EQUIPA

O sucesso da Cooperativa Operária Portalegrense deve-se ao trabalho de equipa. Conheça quem com experiência, paixão e proximidade, trabalha todos os dias para o bem-estar da comunidade!


Alexandra Ribeiro Janeiro

Presidente de Direção e Animadora sociocultural e gerontóloga

Diogo Serra

Vice-Presidente da Direção

Luísa Carvalho

Vogal da Direção

Célia Tavares

Vice presidente do Conselho Fiscal

Raquel Silva

Gestora de projetos

Ana Fartouce

Assistente social

Vera Teixeira

Técnica administrativa


Os Estatutos atuais da Cooperativa


E AGORA?

Junte-se a nós